Ofereço-te a minha sensatez e concedo-te o meu desatino.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Água pra quem?

Pronto. Agora o mundo inteiro é sustentável. Ninguém quer ficar sem água nem luz, né?

As pessoas cada vez mais têm manifestando em suas redes sociais a consciência de poupar água. Agora eu pergunto: Será que 80% dessas pessoas deixam de ligar o ar condicionado da sua casa? Será que deixam de lavar o carro com aquela mangueira que fica ligada direto? Sinceramente? Duvido.
Mas vamos ao que interessa. Quem é o culpado pela falta de água? A população. PÉÉÉ! RESPOSTA ERRADA!
NÃO! NÃO É A POPULAÇÃO. Existem vários países que não tem água potável pra dar e vender como nós e reutilizam a água de esgotos e do mar e fazem uso de energia solar e eólica (dos ventos).
Que fique bem claro que em nenhum momento estou dizendo que não temos que economizar. Estou apenas questionando o posicionamento dos políticos deste imenso país tropical que insistem em mandar-nos economizar água, porque caso contrário irá acabar.
Gente. Acorda! Vocês acham que eles estão preocupados em “nos ajudar” a poupar a tão valiosa água? Nem vou me estender nesse assunto, senão já viu...

Pesquisando no Google, trouxe pra vocês o que alguns países fazem para resolver este problema:

  • Califórnia: A preocupação foi com a água contaminada e os lençóis subterrâneos. O estado tratou o esgoto e, após purificar a água, injetou-a nos lençóis freáticos, evitando assim que não haja contaminação pela água do mar e ajuda a fonte a permanecer sempre com uma quantidade de água.
  • Namíbia: O país africano investiu em tratamento do esgoto e no reuso dessa água como potável.
  • Cingapura: O esquema adotado foi parecido com o da Namíbia, com investimentos em tratamento de esgoto e no reuso dessa água como potável. Porém, a diferença é que grande parte dessa água reciclada foi direcionada para o uso em indústrias.
  • Israel: Situado em uma região de pouca água, a solução foi mais ampla. Foram desenvolvidas técnicas de irrigação mais eficientes, como o gotejamento, que direciona a irrigação diretamente às raízes das plantas. O saneamento é uma grande preocupação, sendo que os índices de tratamento chegam de 80% a 90% do esgoto, que, após tratado, é reutilizado. Há também usinas de dessalinização e um programa de educação ambiental para conscientização sobre o uso da água para todas as crianças nas escolas.
  • Londres: Há um sistema que transporta a água da área norte para a sul, que é a região onde faltam opções de recursos hídricos. Também investem em usinas de dessalinização.
  • Austrália: Investe em dessalinização, reciclagem da água e reuso.
  • Japão: As indústrias só utilizam água de reuso. Há utilização de sistema de encanamento duplo: um com água de reuso e outro com água potável. Em Tóquio, nos prédios maiores de 10 mil m², é obrigatória a existência de um sistema de tratamento e reuso da água.

Pois é. Se os governantes ao menos tentassem se espelhar...

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste

Teste Teste Teste Teste

Copyright © Cede o senso | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes